Quarenta e duas personalidades e organizações foram homenageadas na noite desta segunda-feira (18) com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2024.

A sessão solene para concessão da honraria, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, reuniu autoridades de todo o estado, além dos homenageados e seus familiares.

Esta foi a 15ª edição da comenda, considerada a mais alta honraria entregue pelo Parlamento estadual. Realizada anualmente, ela foi instituída por meio da Resolução 8/2008 com o objetivo de reconhecer pessoas físicas e jurídicas que desempenham papel relevante na sociedade catarinense.

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), afirmou que a comenda, além de ser um símbolo de valorização, representar o perfil democrático do Parlamento catarinense, ao permitir que todos os segmentos sociais, de todas as regiões, sejam representados. “A comenda representa um aplauso do nosso Parlamento e da sociedade catarinense”, afirmou Nadal.

Coube ao deputado Marcos Vieira (PSDB) discursar em nome dos parlamentares da Alesc. Ao enaltecer os indicadores positivos de Santa Catarina, ele destacou que a comenda “é a gratidão do povo catarinense pelos atos praticados em prol do desenvolvimento de nosso estado.”

Em nome dos homenageados, o padre Joel Sávio, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio de Nova Veneza, agradeceu pela homenagem. Em seu discurso, ele utilizou palavras do papa Francisco para defender que as pessoas não percam a fé na humanidade. “A humanidade tem jeito, o ser humano é belo, é a mais perfeita criação de Deus”, afirmou

Participaram da solenidade a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocío Luz Santa Rita; procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio Trajano; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), conselheiro José Nei Ascari; e o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach.

Tags

  • A
  • legislativo