

-
João Paulo Borges - JP do Whats (Fotos: Divulgação )
Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line é tema de Painel do 51º Congresso Estadual da Adjori/SC, que acontece de 29 a 31 de agosto, no Favorita Golden Hotel, em São José, município da Grande Florianópolis
Diante da crescente valorização dos sites noticiosos e redes sociais pelos consumidores de informação e, consequentemente, pelos anunciantes públicos e privados, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC traz para o 51º Congresso Estadual o tema: Plataformas digitais como estratégia de sustentabilidade para jornais locais.
O evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, município da Grande Florianópolis.
Palestras e debate sobre como melhorar a performance no ambiente virtual vão ocupar parte da programação que traz, ainda, o balanço do 1º Programa de Capacitação promovido pelo Núcleo Digital da Adjori/SC, que objetiva promover o aprimoramento das 90 empresas de comunicação associadas, que atuam em multiplataforma.
A meta do programa é elevar substancialmente a audiência e o alcance da Rede de Comunicação da Adjori/SC e do portal RCN On-line. A palestra de abertura será Estratégia digital para sites jornalísticos, com o professor e estrategista digital Marcello Natale.
PAINEL
Uma esperada atração é o Painel: Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line, que vai reunir especialista com Google, SEO ON, JP do Whats e Jornal Razão, com mediação de Everton Palaoro, diretor do Núcleo Digital da Adjori/SC
O Painel tem início com a apresentação Ferramentas de IA do Google para jornalistas, feita pelo jornalista Augusto Conconi (Google News Initiative). Na pauta: Gemini, NotebookLM e Pinpoint e como tais ferramentas podem ajudar na produção de reportagens, desde a transcrição de entrevistas até a organização e busca de dados em documentos. Serão apresentadas as funcionalidades de cada ferramenta e como elas podem otimizar o trabalho, economizar tempo e trazer novos ângulos para reportagens.
Saiba mais sobre os palestrantes
Augusto Conconi (Google News Initiative) - Jornalista com dez anos de experiência em redação, atua como instrutor no Google News Initiative. Também é fundador da The Journalism Company e cofundador do Nota Edu. Teve passagens pela Folha de S.Paulo, Jovem Pan, VEJA e pelo O Estado de S. Paulo. Formado em Jornalismo pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e Produção Multimídia pela FIAP.
João Paulo Borges - JP do Whats - Referência nacional no uso estratégico do WhatsApp. Há quase uma década, ele se dedica ao estudo da comunicação pelo WhatsApp e se consolidou como uma das principais referências no país no uso do aplicativo como ferramenta de engajamento e relacionamento estratégico. Desde 2019, compartilha esse conhecimento em palestras e workshops, mostrando como o app mais popular do Brasil pode ser aliado de marcas, instituições e lideranças na aproximação com o público.
Com 19 anos de experiência em comunicação política, institucional e empresarial, o especialista defende que diálogos simples podem se transformar em estratégias eficazes de relacionamento direto, humanizado e de alto impacto. Formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), é considerado pioneiro no marketing conversacional e na mobilização digital pelo WhatsApp.
Em 2024, foi um dos destaques do RD Summit, maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina, onde palestrou para quase 5 mil pessoas. Desde 2016, já realizou mais de 70 apresentações presenciais e on-line, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas.
Autor de oito artigos publicados no portal Comunique-se, também participou de eventos globais da Meta, como o WhatsApp Business Summit, ao lado de líderes como Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil. É autor do livro Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados.
Marcello Natale - É estrategista digital e especialista em comunicação política, com ampla experiência em campanhas eleitorais de todos os níveis, além de atuação em mandatos legislativos e executivos. Desde 2012, lidera equipes de comunicação digital e mobilização em diversas regiões do Brasil.
Como gestor, coordenou equipes digitais em agências de publicidade, atendendo a clientes dos setores público e privado. Sua atuação inclui projetos com foco em mídia paga e planejamento digital. É sócio da agência Bn3 – Marketing Baseado em Números, onde responde pela estratégia digital e direção de arte.
É um dos idealizadores do COMPOL BRASIL, um dos principais eventos de comunicação política do país, que reúne profissionais de todas as regiões e se consolidou como referência nacional. Também é fundador e professor do Clube do Carteiro, maior comunidade especializada em mídia paga e estratégia digital para campanhas e mandatos no Brasil, com mais de 200 membros ativos.
Michael Oliveira Linhares - É especialista em marketing digital e cofundador da Seo On, uma das principais agências de SEO para portais de notícias em São Paulo. A empresa ajuda portais a conquistarem mais leitores, aparecerem na frente dos concorrentes no Google e aumentarem a receita com publicidade, transformando conteúdo em visibilidade real e resultados concretos.
Patrocínios e Apoios
O 51º Congresso Estadual da Adjori/SC e a 26ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo têm o patrocínio das seguintes empresas e instituições: SEBRAE/SC, CREA/SC, FIESC, SCGÁS, BRDE, CRC/SC, SICREDI, ACAERT, SINDEJOR e Favorita Hotéis.
CONFIRA A Programação
Dia 29 de agosto - sexta-feira
14h00 - Check-in no Favorita Golden Hotel & Eventos
17h00 - Bate papo com a presidência da Adjori/SC e apresentação dos novos integrantes da Associação. Balanço do 1º Programa de Capacitação promovido pelo Núcleo Digital da Adjori/SC
17h45 - Apresentação do novo Site do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo
20h00 - Jantar de congraçamento
Dia 30 de agosto - sábado
8h00 - Recepção e Credenciamento
8h45 - Abertura oficial com a palavra de boas vindas do presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, e do presidente do Sindejor, Ailton Coelho. Auto apresentação dos jornais presentes
9h15 - Palestra “Estratégia digital para sites jornalísticos, com o professor e estrategista digital Marcello Natale
10h00 - Painel “Comunicação Institucional” - Governo do Estado e Assembleia Legislativa
10h45 - Palestra do Crea/SC sobre Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades
11h15 - Palestra e debate sobre Publicidade Legal com a Abralegal
12h00 - Almoço
13h30 - Painel: Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line , com Google, SEO ON, JP do Whats e Jornal Razão, com mediação de Everton Palaoro, diretor do Núcleo Digital da Adjori/SC
O Painel tem início com a apresentação Ferramentas de IA do Google para jornalistas, feita pelo jornalista Augusto Conconi (Google News Initiative). Na pauta: Gemini, NotebookLM e Pinpoint.
15h30 - Palestra do Sebrae/SC - Momento econômico e os pequenos negócios
16h30 - Encerramento do Congresso com coffee break
19h00 - Solenidade de premiação da 26ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo
22h00 - Jantar com música ao vivo
Local dos eventos: Favorita Golden Hotel & Eventos (Rua. São Benedito, 50 - Serraria, São José/SC)
Solenidade de Premiação
A noite de revelação e entrega de troféus e menções honrosas a finalistas e vencedores será realizada no dia 30 de agosto, no Favorita Golden Hotel, em São José, município da Grande Florianópolis.
A solenidade de premiação integra a programação do 51º Congresso Estadual da Adjori/SC. São esperados cerca de 250 convidados do meio político, empresarial e acadêmico, das áreas de Marketing e Comunicação, incluindo grande número de membros da Comissão Julgadora, que serão recepcionados pela diretoria da Adjori/SC a partir das 19 horas.
-
Marcello Natale (Divulgação)
-
Michael Linhares (Divulgação)
-
Augusto Conconi (Divulgação )
Tags
- Jornalismo
Deixe seu comentário