A implementação do plano começou com a capacitação de gestores escolares da rede estadual de ensino.

Com foco na prevenção e na preparação para situações de emergência, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) lançou o Plano de Contingência Multirriscos para Unidades Educativas de Santa Catarina (PLANCON EDU-MR/SC). A iniciativa inédita no país tem como objetivo orientar e capacitar escolas e instituições de ensino para a adoção de medidas de mitigação de riscos e respostas adequadas a possíveis desastres.

O plano abrange todas as unidades educativas do Estado, públicas e privadas, em todos os níveis de ensino — da educação infantil às universidades. Cada instituição deverá adaptar o documento à sua realidade socioterritorial, respeitando as especificidades pedagógicas, organizacionais, culturais, ambientais e estruturais, em consonância com o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil.

“O projeto é uma ação inédita no país, pois oferece às escolas um modelo editável e um Guia Conceitual que facilitam a elaboração do plano de contingência”, explica a gerente de Educação e Pesquisa da SPDC/SC, Regina Panceri. Segundo ela, grande parte dos procedimentos e orientações já está sistematizada, cabendo às unidades educativas complementar as informações conforme suas particularidades e o contexto regional em que estão inseridas.

Para garantir a efetividade do plano, o engajamento de toda a comunidade escolar é considerado fundamental. “O envolvimento coletivo é essencial para fortalecer a cultura de bem-estar, paz e segurança, além de ampliar as ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de eventos adversos e desastres”, destaca o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

A elaboração do PLANCON EDU-MR/SC é resultado do trabalho do Comitê Técnico-Científico (CTC) da SPDC/SC, em articulação com a Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa. A proposta supera o modelo tradicional de planos baseados apenas em cenários específicos e adota uma abordagem sistêmica, integrada e multirriscos, adequada à diversidade de ameaças às quais as unidades educativas podem estar expostas.

Primeiros passos

A implementação do plano começou com a capacitação de gestores escolares da rede estadual de ensino. Nesta etapa inicial, realizada com apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED), estão sendo capacitados gestores das 36 Coordenadorias Regionais de Educação, totalizando cerca de 1.200 participantes.

As atividades ocorrem nesta semana em Criciúma e Florianópolis e, na próxima semana, seguem para Chapecó. Em um segundo momento, a capacitação será ampliada para as redes municipais, instituições privadas de ensino e universidades. Também estão previstos seminários regionais a partir de março, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Integra e as Associações de Municípios.


Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Defesa Civil
  • Santa Catarina
  • SC
  • segurança
  • vento