-
. (Fotos: ASCOM)
Ação conta com participação de artistas e influenciadores para mobilizar pessoas de 15 a 17 anos para as Eleições Gerais de 2026
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, de 3 a 7 de novembro, a ação “Votar é a Nossa Cara”, voltada a incentivar que jovens entre 15 e 17 anos tirem o título eleitoral e participem ativamente do processo democrático nas Eleições de 2026.
Segundo a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo é estimular a juventude a exercer a cidadania, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório. “É uma atitude que vai além de participar do processo eleitoral - é assumir o poder de fazer as próprias escolhas e ajudar a escrever a história do país, alinhada aos sonhos dessa nova geração”, descreve a ministra.
A ação estará concentrada nas redes sociais da Justiça Eleitoral, com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a colaboração voluntária de artistas e influenciadores que falam diretamente com o público jovem. Entre eles, o DJ e produtor musical Alok e os comunicadores Mítico e Igão, do Podpah, um dos canais de maior sucesso da internet e muito consumido pelo público-alvo da campanha.
Apesar de o voto não ser obrigatório até os 18 anos, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, votar é um ato de cidadania — e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Quem tem 15 anos e completará 16 até o dia 4 de outubro de 2026, data das próximas eleições, também já pode tirar o título para garantir a participação na maior festa da democracia.
TSE_Campanha_Jovwm_Eleitor.jpeg
Como proceder
Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, é preciso agendar um atendimento presencial em qualquer Cartório Eleitoral do estado. No dia do atendimento, é preciso levar um documento oficial e comprovante de residência.
Jovens eleitores em SC
Dos mais de 5 milhões e 500 mil eleitores e eleitoras de Santa Catarina, 0,53% corresponde aos jovens de 15, 16 e 17 anos, conforme dados de outubro de 2025. Apesar dessa faixa etária não ter a obrigatoriedade de votar, esse grupo foi responsável por 2826 alistamentos eleitorais em SC no mês de outubro, o que corresponde a 35,56% do total no mesmo período.
Enquanto Santa Catarina possui uma população de 7.610.361 pessoas, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 285 mil (3,75%) correspondem a pessoas de 15 a 17 anos. Em 2025, por exemplo, 10,19% desse grupo etário em Santa Catarina já possui título eleitoral.
Contudo, vale destacar que de 2022 para cá, a população do estado cresceu, com projeção de cerca de 8 milhões de habitantes. Esse aumento pode ter um reflexo direto no eleitorado do estado, incluindo os jovens eleitores.
De acordo com Carlos Valério Gerber Wietzikoski, coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a expectativa é que a ação “Votar é a Nossa Cara” aumente ainda mais a busca pelo alistamento eleitoral desses jovens.
“O número do eleitorado nessa faixa etária pode aumentar em até 10 vezes para as Eleições de 2026. Por isso, a campanha do TSE com apoio do TRE-SC é tão relevante para incentivar que os jovens possam votar pela primeira vez no ano que vem, em um pleito que elegerá os cargos de deputado federal, deputado estadual, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente”, destaca Garber.
Além dessa campanha de incentivo ao alistamento eleitoral de jovens, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina também realiza ações em escolas como programa JE em movimento para fomentar a democracia e incentivar a emissão do primeiro título eleitoral.
Tags
- artistas
- brasil
- Campanha
- eleições
- Jovens
- Título de Eleitor
Deixe seu comentário