O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participa do World Science Forum, em Budapeste.

 O evento aconteceu entre os dias 20 a 23 deste mês com o tema “A interface da ciência e política em época de transformações globais” (The Science and Policy Interface at the Time of Global Transformations), em Budapeste, na Hungria, e contou com a participação do secretário de Estado Marcelo Fett.

Fett participou do painel "Levando adiante os resultados da cúpula do futuro" (Taking Forward the Results of the Summit of the Future) e falou sobre como inovação e tecnologia podem auxiliar na solução dos desafios do século 21, além de apresentar as políticas do Governo do Estado para o setor e como Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em índices de desenvolvimento econômico e social. Na oportunidade, o secretário falou sobre projetos do governador Jorginho Mello, como o Universidade Gratuita, e ao final apresentou um vídeo institucional do Governo do Estado apresentando Santa Catarina para o mundo.

Em sua apresentação, o secretário explicitou os desafios propostos no evento “A Cúpula do Futuro”, ocorrido em setembro de 2024 e que foi o tema do painel. Fett descreveu as seis áreas que, conforme o evento, serão preponderantes para um futuro justo e sustentável, ressaltando a busca por soluções em relação a Cooperação Internacional; Compromissos Financeiros; Soluções para o Clima e o Ambiente; Regulação da Inovação e da Tecnologia; Suporte para Sociedade Civil e Setor Privado; e Desigualdade Social e Econômica.

O modo como Santa Catarina tem lidado com esses desafios foi pauta da apresentação do secretário Fett. No discurso, destacou as ações do Governo do Estado no enfrentamento desses pontos, trazendo à tona a criação da Secretaria de Articulação Internacional e sua atuação para fortalecer a cooperação internacional com o Estado; o Pronampe e o Prodec, programas, que trazem o desenvolvimento econômico, sustentável e inovador para o setor produtivo e empresarial; já para questões referentes à redução das desigualdades sociais, o secretário ressaltou a diferença que o Universidade Gratuita vem trazendo para os estudantes catarinenses, dando a oportunidade de escolhas para um futuro melhor para cada um deles.

Além do secretário Marcelo Fett, fizeram parte do painel junto ao secretário, o presidente/Professor da North China University of Water Resources and Electric Power, Dr Junguo Liu, o vice-primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Governo do Montenegro, Filip Ivanovic, Diretor Sênior do Conselho, Academia Nacional de Ciências dos EUA, Dr Vaughan Turekian, e o ex-Presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada, prof. Javier Garcia Martinez. O painel foi mediado pelo presidente da 77º Assembléia Geral das Nações Unidas, Csaba Krös

Tags

  • Budapeste