Nomeação reforça o papel do curso de Direito da Univali na formação de liderançasque chegam ao topo do Judiciário catarinense

O advogado Willian Medeiros de Quadros, egresso do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia – mecanismo que reserva parte (1/5) das vagas dos tribunais a advogados, levando ao Judiciário a experiência profissional de quem atuou fora da magistratura de carreira.
A nomeação marca tanto a trajetória individual do profissional, construída ao longo de décadas de atuação jurídica, como projeta o impacto institucional da Univali na formação de profissionais que passam a integrar instâncias centrais do sistema de Justiça.
A sessão solene ocorreu na sexta-feira (30), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do TJSC, em Florianópolis, reafirmando formalmente o ingresso no 2º grau do Judiciário catarinense, já efetivado em dezembro, em ato realizado em gabinete. Willian assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião Evangelista, passando a representar a advocacia no Tribunal Pleno.
Durante seu discurso de posse, o novo desembargador destacou o caráter coletivo do caminho que o levou ao cargo. “Disputei com grandes nomes e com trajetórias respeitadas. Essa conquista não aconteceu de porta fechada, ela aconteceu na estrada. Foram 47 mil quilômetros percorridos pelo Estado, com conversas e ouvidos atentos. E essa jornada me ensinou algo especial: ninguém chega aqui sozinho e ninguém chega aqui sem estar preparado”, afirmou.

Votação recorde e engajamento histórico da advocacia
A escolha de Willian Medeiros de Quadros foi precedida por uma votação recorde, com a participação direta e on-line de 19.401 advogadas e advogados em todo o Estado. O número estabeleceu um novo marco de engajamento da advocacia catarinense, conferindo legitimidade ampliada ao resultado.
Natural de Palhoça, na Grande Florianópolis, Willian é bacharel em Direito pela Univali, com pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Eleitoral. Atualmente, cursa mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões.
Antes de chegar ao TJSC, o magistrado já havia integrado listas tríplices para juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em 2019, e para juiz efetivo, em 2020. Entre 2022 e 2024, atuou como juiz no TRE-SC, exercendo também a função de juiz ouvidor entre 2023 e 2024.
Em reconhecimento à sua atuação jurídica e aos serviços prestados nos âmbitos municipal e estadual, Quadros foi agraciado, em dezembro do ano passado, com o título de Cidadão Honorário de Florianópolis, honraria concedida a personalidades não naturais do município que contribuíram de forma relevante para a vida pública local. A distinção considera uma trajetória marcada pela atuação em funções estratégicas no Judiciário, na advocacia e na Justiça Eleitoral, além do exercício de cargos públicos e institucionais em Florianópolis e Palhoça, bem como pela produção acadêmica na área do Direito Eleitoral, como a obra “Mulheres na Política – O Direito Eleitoral sob uma nova perspectiva da participação feminina na política”, publicada em 2024, na qual evidencia a importância do protagonismo feminino no cenário político e analisa os principais desafios enfrentados pelas mulheres em sua busca por maior representatividade.

Direito Univali: 60 anos formando protagonistas do sistema de Justiça
A posse de Willian Medeiros de Quadros integra um conjunto recente de trajetórias que evidenciam a atuação da comunidade acadêmica da Univali em posições estratégicas do sistema de Justiça.
Em janeiro, a egressa Anna Flávia Carminatti tomou posse como Promotora de Justiça Substituta do Ministério Público de Santa Catarina, após aprovação em concurso público, com atuação em diferentes regiões do Estado.
No âmbito acadêmico e jurisdicional, o professor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali, Alexandre Morais da Rosa, foi promovido ao cargo de desembargador do TJSC, consolidando uma trajetória que articula docência universitária e atuação no segundo grau do Judiciário.
As nomeações reforçam a inserção da Univali na formação e na atuação de profissionais que operam diretamente nas estruturas decisórias da Justiça catarinense.
“A formação jurídica universitária se completa quando o conhecimento produzido no ambiente acadêmico passa a operar em contextos reais de decisão, com responsabilidade institucional e repercussão social”, afirma o diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali, professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
Na percepção dele, a presença recorrente de egressos e professores da Universidade em instâncias como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público revela trajetórias consistentes, construídas ao longo de décadas de atuação profissional e inseridas de forma contínua no sistema de Justiça catarinense.
Na Univali, o curso de Direito do campus Professor Edison Villela (Itajaí), um dos primeiros da Universidade, completou 60 anos de história em 2025, celebrados ao longo de todo o ano com ações acadêmicas, institucionais e comemorativas.
Com proposta pedagógica orientada pela formação técnico-jurídica generalista, visão humanista e compromisso ético, o curso forma profissionais para atuação nas principais áreas jurídicas, com índices de aprovação acima da média nacional na OAB e em concursos, corpo docente majoritariamente composto por mestres e doutores, forte inserção comunitária e iniciativas de inovação acadêmica, como a integração entre Direito e inteligência artificial.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • .
  • Juiz
  • Tribunal