O período de inscrições permanece aberto até às 19h do dia 27/1, mas a orientação é para que os estudantes não deixem o cadastro para os últimos dia

Segue até terça-feira, 27 de janeiro, o prazo para que novos estudantes busquem uma oportunidade de acesso ao ensino superior por meio do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDESC). A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) reforça a importância de atenção ao cronograma oficial divulgado pela Secretaria de Estado da Educação válido para o primeiro semestre de 2026/1.

O período de inscrições permanece aberto até às 19h do dia 27/1, mas a orientação é para que os estudantes não deixem o cadastro para os últimos dias, garantindo tempo hábil para o preenchimento correto das informações e a entrega da documentação exigida nas instituições de ensino superior em que estão matriculados. O programa FUMDESC atende estudantes de instituições de ensino superior particulares desde 2023 criado com objetivo de ampliar o acesso e a permanência no ensino superior em Santa Catarina.

Para o presidente em exercício da AMPESC, Everaldo Tiscoski, o FUMDESC representa uma oportunidade concreta de acesso e permanência no ensino superior.
“O FUMDESC é uma política pública que amplia o acesso ao ensino superior em Santa Catarina. Por isso, é fundamental que os estudantes interessados fiquem atentos aos prazos e procurem suas instituições o quanto antes, para não perderem essa oportunidade”, destaca.

Durante a etapa de inscrições, o estudante deve realizar o cadastro no sistema do programa e apresentar os documentos comprobatórios à instituição de ensino, que é responsável pela análise, conferência e validação das informações. Dúvidas relacionadas ao preenchimento do cadastro devem ser sanadas diretamente junto à instituição em que o aluno está matriculado.


ENVIO DE DOCS – Para auxiliar no processo de inscrição, as IES associadas à AMPESC contam com a Plataforma de Recebimento de Documentos Digitais. A ferramenta auxilia nas etapas de envio, conferência e armazenamento dos documentos exigidos pelo programa. Já em operação nas instituições associadas desde o ano passado, o sistema passa por aperfeiçoamentos constantes para oferecer cada vez mais agilidade, segurança e eficiência, reduzindo a burocracia, minimizando riscos de extravios e facilitando o acompanhamento por parte dos estudantes, ao mesmo tempo em que otimiza o fluxo de trabalho das instituições de ensino superior.

OUTROS PRAZOS - Após o encerramento das inscrições, o cronograma da SED prevê novas fases do processo. Entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro, as instituições seguem com a análise dos cadastros e documentos. Já entre 9 e 11 de fevereiro, o sistema será reaberto exclusivamente para alterações e correções cadastrais, destinadas aos estudantes já inscritos que necessitem ajustes.

A fase de concessão dos benefícios ocorre de 12 a 23 de fevereiro, quando as instituições realizam a homologação dos auxílios. Os estudantes contemplados serão comunicados por e-mail para realizar o aceite do CAFE e, posteriormente, a assinatura dos recibos mensais.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Educação
  • estudantes
  • Inscrições