
Força do Municipalismo Impulsiona Desenvolvimento no Vale Europeu

-
Assembleia de prefeitos da Amve e dos Consórcios Públicos (Fotos: Franciele de Oliveira)
Amve fortalece a gestão pública e promove a integração regional
Quem visita o Vale Europeu rapidamente percebe o que torna essa região de Santa Catarina tão especial. Com uma paisagem exuberante, preservação histórica e cultural, economia diversificada e desenvolvimento social, a região é referência em qualidade de vida.
Por trás desse avanço está a atuação decisiva da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), que há 55 anos promove a integração de 14 municípios – Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó – e trabalha para garantir a autonomia e o crescimento sustentável da região.
Com um modelo de atuação colaborativa e alicerçada pelo movimento municipalista catarinense, a Amve viabiliza projetos estratégicos, promove a capacitação técnica de servidores e fortalece a gestão municipal. Seu compromisso com a excelência já rendeu cinco prêmios de Boas Práticas em Gestão Pública, uma certificação internacional e reconhecimento em congressos e eventos técnicos.
“A história da Amve tem sido escrita em defesa dos direitos dos municípios e busca de soluções conjuntas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Vale Europeu”, destaca Marcelo Doutel da Silva, presidente da Amve e prefeito de Apiúna.
A atuação da Amve segue impulsionando o crescimento regional, consolidando o Vale Europeu como um exemplo de planejamento, inovação e qualidade de vida em Santa Catarina.
Cimvi: 25 anos de inovação e gestão pública compartilhada
Com mais de 25 anos de atuação, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) se consolida como referência em gestão pública compartilhada, oferecendo soluções inovadoras em cultura, turismo, gestão ambiental, segurança alimentar e resíduos sólidos. Com 14 municípios consorciados, o Cimvi já protagonizou marcos como a implantação do primeiro Aterro Sanitário Público Consorciado, do pioneiro Circuito Vale Europeu e do primeiro modelo consorciado de Licenciamento Ambiental do Brasil.
A instituição também se destacou com a criação do Parque Girassol e programas de certificação turística e sensibilização ambiental. O reconhecimento internacional veio ao ser eleito um dos quatro melhores consórcios do país pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com a seleção entre os seis cases de sucesso da América Latina e Caribe pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Nos últimos anos, lidera iniciativas para transformar resíduos sólidos em ativos econômicos, reafirmando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

-
Assembleia de prefeitos da Amve e dos Consórcios Públicos (Fotos: Franciele de Oliveira)
Cisamve impulsiona gestão pública no Vale Europeu com compras compartilhadas e serviços integrados
O Consórcio Público Interfederativo de Saúde e Serviços do Vale Europeu (Cisamve) é referência na cooperação regional. Com ênfase em saúde e assistência social, atua em 16 municípios centralizando compras e serviços para garantir economia de escala e eficiência.
Em 2024, o Cisamve gerou 25,96% de economia média aos municípios, com 183 atas de registro de preços e mais de 600 itens disponibilizados aos consorciados.
Na saúde, 90 prestadores credenciados realizaram 24 mil consultas e 255 mil exames e procedimentos, beneficiando cerca de 280 mil pessoas.
Entre os serviços oferecidos destacam-se o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a regulação ambulatorial e o acolhimento familiar e institucional.
"Unir esforços é essencial para superar desafios complexos, como captação de recursos e oferta de serviços especializados", destaca o presidente e prefeito de Ascurra, Arão Josino.
Agir se destaca pela qualidade da regulação e proximidade com os municípios
A Agência Intermunicipal de Regulação de Serviços Públicos (Agir) é responsável pela regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos municipais nas áreas de saneamento e transporte coletivo municipal. A entidade atua em 21 municípios de diversas microrregiões de Santa Catarina, abrangendo cerca de um milhão e meio de habitantes. A missão é garantir a qualidade, eficiência e regularidade dos serviços prestados à população, além de promover melhorias contínuas nesses setores essenciais.
A Agir é a única agência no estado que regula o transporte público coletivo municipal, o que reforça o papel estratégico na organização e supervisão desse serviço vital para a mobilidade urbana. A Agir se destaca não apenas pela abrangência de sua atuação, mas também pela qualidade da regulação, sempre muito próxima dos municípios, além das normas e práticas que implementa.
Depois de 15 anos de atuação, a regulação da Agência é referência nacional, especialmente na área de esgotamento sanitário e nos processos de fiscalização e aprimoramento do transporte público. A atuação da Agir garante que os serviços públicos essenciais, como o saneamento básico e o transporte coletivo, sejam prestados com qualidade, eficiência e respeito ao cidadão.
-
Assembleia de prefeitos da Amve e dos Consórcios Públicos (Franciele de Oliveira)
Deixe seu comentário