-
Evento reuniu cerca de 200 personalidades e autoridades, como o governador Jorginho Mello (Fotos: Comunicação / SCGas)
Inaugurada pela SCGÁS, a obra envolve mais de 221 km de tubulação, com um investimento total de R$350 milhões
Um dos maiores projetos de infraestrutura de rede de distribuição de gás natural para o interior do país foi inaugurado pela SCGÁS no dia 16 de outubro, em solenidade na Associação Empresarial de Lages (ACIL).
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades como o Governador do Estado, Jorginho Mello; prefeitos da região serrana, a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, secretários de Estado, representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de SC, além do presidente, diretores, gerentes e colaboradores da distribuidora. O presidente da Associação dos Jornais do Interior de SC - Adjori/SC, José Roberto Deschamps, e vários proprietários de jornais associados que atuam na região também marcaram presença.
A OBRA
O Projeto Serra Catarinense envolveu a construção de mais de 221 km de gasoduto, com um investimento total de R$350 milhões. Durante a execução, a SCGÁS enfrentou desafios técnicos, como a travessia de rios e a superação de terrenos rochosos, sempre mantendo o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Em seu pronunciamento no evento, o presidente da SCGÁS, Otmar Müller destacou que a obra é importante não só para os municípios pelos quais passa o novo gasoduto - Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto, Palmeira - mas para toda região do Planalto Serrano. “Muito mais que isto, esta obra é importante para todo centro-oeste catarinense”, afirmou ele assinalando que Lages se tornará um ponto estratégico. “Aqui será um novo centro de irradiação para a distribuição do gás natural em direção ao Oeste, tal como ocorreu anos atrás de Indaial até Lages."
TRANSFORMAÇÃO
O governador Jorginho Mello também ressaltou a importância da entrega do projeto Serra Catarinense, definindo-o como “uma transformação na forma como o gás é fornecido a Lages". Ele também incentivou a região a adotar essa nova fonte energética, afirmando: “Isso é desenvolvimento, então pedimos aos empresários e consumidores que façam essa escolha para valorizar o investimento feito para trazer o gás natural para cá.”
DESENVOLVIMENTO
Carmen Zanotto, eleita em 6 de outubro prefeita de Lages, enfatizou a importância da chegada da rede de distribuição de gás natural para o município, afirmando que "este projeto impulsionará o desenvolvimento econômico e social de Lages, pois trará maior competitividade e eficiência para as empresas existentes, além de um ambiente favorável para novos investimentos". Ela reforçou que o gás natural é uma fonte de energia amplamente utilizada em países desenvolvidos e que a SCGÁS está colocando em prática um projeto que serve de referência para todo o Brasil.
HOMENAGENS
Durante o evento, foram realizadas homenagens aos colaboradores da SCGÁS, dentre eles Orion da Silva Farias, que, aos 82 anos, continua contribuindo para o desenvolvimento do estado por meio da companhia. Em pronunciamento à imprensa, o presidente da SCGÁS ressaltou a magnitude da obra e o cuidado para sua realização. “A maior obra de interiorização de gás natural do Brasil requereu o engajamento não só da equipe da SCGás como das empresas contratadas e transcorreu sem nenhum acidente de trabalho”, comemorou Otmar Muller.
Deixe seu comentário