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Comitiva de Brasília celebrou a inauguração do Contorno Viário. A rodovia conta com 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos (Fotos: Divulgação / ADJORI/SC)
Empreendimento exigiu investimento de R$ 3,9 bilhões bancados pela Arteris, concessionária de trecho da BR-101
Maior obra rodoviária da América Latina, o Contorno Viário da Grande Florianópolis encerra uma espera de quase uma década e deve beneficiar cerca de 1,1 milhão de pessoas que residem ou trafegam pela região.
A entrega oficial do empreendimento ocorreu na sexta-feira, 9, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil) e do presidente do Sebrae, Décio Lima, dentre outros.
A efusiva celebração da entrega da obra pela comitiva de Lula pareceu se tratar de um empreendimento com forte participação financeira do governo federal. Na verdade, a obra exigiu investimento de R$ 3,9 bilhões, bancados pela Arteris Litoral Sul S.A, concessionária responsável pela administração do trecho de 356 km da BR-101 que conecta Curitiba, capital do Paraná, ao município catarinense de Palhoça.
BNDES
A participação federal se deu em 2011, por meio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que informa ter liberado empréstimos de R$ 703 milhões à Arteris, destinados à execução de serviços de recuperação, ampliação e outras melhorias da rodovia, dentre elas o Contorno Viário de Florianópolis, previstos no contrato de concessão, assinado em 2008, entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Arteris, antiga Autopista Litoral Sul. Com a concessão pelo prazo de 25 anos, a Arteris iniciou obras e a cobrança de pedágio começou em fevereiro de 2009, conforme detalhado no site da ANTT.
Capitalização
O crescimento populacional dos 23 municípios na região da obra e as exigências advindas da necessidade de preservação ambiental e de sítios arqueológicos, além de acomodação de populações nativas, resultaram em alterações no projeto inicial dessa obra, com aumento dos custos previstos.
Em 2021, com os demais investimentos já realizados e um novo projeto do Contorno Viário, a concessionária optou pela capitalização por meio de emissão de títulos de dívida no valor de R$ 2 bilhões. O BNDES subscreveu 6,7% desses títulos, no valor de R$134 milhões, ajudando a trazer investidores privados para o financiamento da megaobra. Tais recursos permitiram concluir o Contorno Viário e quitar a dívida com o Banco.
Exemplo de engenharia e inovação, a rodovia conta com 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos. A via irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana de Florianópolis, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao tráfego da BR-101, atendendo cerca de 18 mil caminhoneiros por dia.
Estratégico
A obra é considerada estratégica para o setor produtivo, e essencial para o desenvolvimento de atividades como o turismo.
“Para a sociedade de Santa Catarina, em especial da Grande Florianópolis, a inauguração do Contorno traz a expectativa de redução dos congestionamentos. Para o setor produtivo, é um gargalo a menos a ser enfrentado na rodovia, já que a expectativa é de maior fluidez no trânsito para a movimentação de cargas na orientação Norte e Sul e de melhoria da segurança”, diz o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. “Superado este desafio, Santa Catarina precisa enfrentar os demais gargalos logísticos que tem pela frente. E são muitos, não só na BR-101, mas também nas demais rodovias e modais de transporte”, completa.
CREA/SC parabeniza equipe
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, eng. Kita Xavier, destaca o envolvimento do CREA/SC em todo o processo de execução dessa megaobra viária. “O Conselho tem acompanhado o projeto desde sua concepção, e, durante todos esses anos, temos enfatizado a urgência da conclusão desta grande obra e sua relevância para a mobilidade urbana, economia e desenvolvimento de Santa Catarina. Fiscalizamos todas as etapas, participamos de reuniões, promovemos visitas técnicas e apoiamos os órgãos responsáveis, sempre com o objetivo de valorizar a atuação técnica. Parabenizamos a concessionária, os profissionais e empresas envolvidos e, especialmente, a toda a equipe de fiscalização do Conselho pelo excelente trabalho” afirma Xavier.
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