No ritmo atual, finalização do trecho entre Blumenau e Indaial deve levar mais de seis anos

Estudo encomendado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sobre as obras e serviços de duplicação da BR 470 levanta preocupações em relação a dois importantes pontos: defeitos na pista no trecho já concluído e o ritmo de conclusão da obra.
Segundo o engenheiro Ricardo Saporiti, que realizou o estudo, a despeito das precauções técnicas adotadas, já se observam adensamentos das bases do pavimento nas novas pistas de rolamento nos lotes 1 e 2.
“O trabalho confirma a percepção do usuário quanto à qualidade do serviço entregue, muito aquém do esperado e que não condiz com a importância deste corredor logístico essencial para Santa Catarina”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar.
O documento, elaborado no início do mês de junho, faz uma análise sucinta da situação física das obras e serviços de duplicação; restauração da pista existente; implantação de ruas laterais e a recuperação, reforço, reabilitação e construção de pontes, viadutos e obras complementares da Rodovia BR-470/SC, no segmento que percorre os municípios de Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau e Indaial, num trecho de 73,2 km, subdividida em 4 lotes.
Ritmo Lento
Saporiti destaca ainda que, considerando-se o atual ritmo das obras e serviços nos lotes 3 e 4, a conclusão no prazo previsto não será cumprida. “É muito preocupante. A nossa estimativa, considerando o andamento atual da obra - especialmente no subtrecho entre Blumenau e Indaial -, é de que o lote 4 só será concluído daqui a 6 anos e 2 meses, o que sinaliza a necessidade de renegociação urgente do contrato”, salienta.
As desapropriações de imóveis e a realocação da tubulação da SCGás estão entre os principais entraves ao avanço dos trabalhos nos lotes 3 e 4. Saporiti explica que o serviço de realocações em aproximadamente seis mil metros de tubulação de gás natural, também tem prejudicado o desenvolvimento das obras rodoviárias contratadas, especialmente no lote 3.
Prazos
Pelas estimativas da análise, os prazos mais prováveis de conclusão por trecho são:
Lote 1 - Navegantes/BR 101 – Luis Alves/divisa Ilhota: Junho de 2025; Lote 2 - Ilhota – Gaspar: Março de 2025; Lote 3 - Gaspar – Blumenau: Outubro de 2026; Lote 4 - Blumenau – Indaial: Junho de 2030.
A importância da BR 470

A rodovia é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, pois liga as regiões Oeste e Meio-Oeste com o litoral norte do estado, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes e o aeroporto de Navegantes. A rodovia é utilizada para transporte de produtos de exportação e importação, como matérias-primas, grãos, carnes, madeira, móveis, entre outros, que são essenciais para a economia catarinense, além de importante rota para o turismo de verão, eventos corporativos e feiras típicas.

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