A presença que faz a diferença, por Alexandre Simioni, presidente da Acats
-
Alexandre Simioni, Presidente da Acats (Fotos: Divulgação)
Que educação e capacitação são fundamentais em qualquer negócio, todos concordamos. Mas na vida corrida que levamos, eu pergunto: com que frequência você consegue sair da sua região para participar de uma capacitação em gestão? Ou então, o quanto é viável colocar seus colaboradores na estrada para participar de um workshop?
Em resposta a essas questões, a Acats - Associação Catarinense de Supermercados criou os Encontros Regionais de Supermercadistas. Ao longo do ano, levamos para cinco macrorregiões do Estado especialistas tanto com foco operacional, quanto em atualização de lideranças supermercadistas, que abordam desde tendências de mercado até práticas de gestão, para entregar conteúdos valiosos e atualizados a quem muitas vezes não teria acesso a eles de outra forma.
Essa ação, que acontece todos os anos em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville, tem feito diferença efetiva nos resultados dos nossos associados. A prova é que em 2024 batemos recorde de público em todas as edições. Mesmo em tempos de reuniões online, os Encontros têm sido um diferencial não só de aprendizado, mas de troca de experiências entre empresários e colaboradores e aproximação entre fornecedores e compradores. É uma fórmula testada, aprovada, mas em constante evolução.
A relevância dos supermercados para o estado vai além de seu papel comercial. O setor é um dos maiores empregadores de Santa Catarina, gerando milhares de postos de trabalho para 200 mil famílias que impactam diretamente a economia local. Além disso, a contribuição do segmento na arrecadação de ICMS é expressiva. Nosso setor está em segundo lugar em termos de receita, ajudando a financiar projetos essenciais para o desenvolvimento das cidades e do estado, em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
Na Acats, acreditamos que a capacitação é um dos pilares do desenvolvimento do setor, garantindo que supermercados em todas as regiões do estado possam operar com eficiência, inovação e foco no cliente.
Santa Catarina demonstra, ano após ano, o quanto os supermercados são essenciais para o seu crescimento. Ao encerrar este ciclo de encontros, a certeza que fica é que a união do setor e o contínuo investimento em educação são fundamentais para enfrentar os desafios futuros e manter o estado em uma posição de destaque no cenário nacional.
Deixe seu comentário